segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Listas Literárias: Livros com folclore nacional em suas tramas!

Hey gente! Comecei a algumas semanas o Mágica de Book trailers, mas já em sua segunda postagem, precisei mudar o foco da coluna... muitos livros que conheço, e que ficariam incríveis no post, não possuem book trailers! Então, resolvi mudar o enfoque da coisa, e decidi criar o Listas Literárias... aqui, vou apresentar 5 livros / séries de um tema específico, bem nos moldes do que fiz na coluna anterior, mas com capas e breves descrições dos livros! Espero que gostem do novo formato...

Para começar a nova coluna, vou citar 5 livros (ou séries) que tratam do folclore nacional; é um tema muito rico, mas que infelizmente não é tão popular quanto deveria ser em nosso país! Porém, alguns autores resolveram usar de nosso folclore em suas criações... e criaram obras absolutamente fantásticas, que valem a pena conhecer!! 'Bora conferi-las?



Não dá pra falar das lendas brasileiras sem falar de Monteiro Lobato, não é mesmo? Sua famosa série infantil, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, é absolutamente repleta de menções a nossos mitos e lendas: temos o Saci, a Cuca, o Caipora, a Mula-sem-cabeça... todos ilustres personagens das histórias de Lobato, sempre recheadas de muita diversão, e com muito aprendizado para as crianças! Esta série me acompanhou por toda a minha infância, e aprendi muito sobre o folclore nacional com ela, além de muitos outros temas não relacionados, como mitologia grega, os contos de Hans Staden, contos de fadas... não preciso dizer que recomendo a leitura dessa série, né? Leitura mais que obrigatória!





Outra série que não pode faltar nesta lista é O Legado Folclórico, de Felipe Castilho; já li e resenhei os dois primeiros volumes aqui no blog, e estou devorando o terceiro neste momento... é uma história incrível, uma aventura juvenil pra ninguém colocar defeito! Felipe Castilho consegue misturar os mitos e lendas nacionais com nossa realidade com absoluta maestria, criando uma trama original, rica e 100% brasileira... outra que recomendo com absoluta certeza! <3


Esta trilogia nacional ainda não li, mas já está em minha meta para 2016... outra aventura juvenil, com temática 100% brazuca, que parece muito boa! O primeiro volume da série, O Oitavo Vilarejo, foi publicado pela editora Jangada no ano passado; espero que os demais não demorem a sair, e assim que possível planejo conhecer mais desta história!







Este é outro livro que ainda não li, mas que se encontra em minha meta para este ano... o primeiro livro da série Sazabel e o Quinteto se passa no seio da Floresta Amazônica, com uma garota de 12 anos que acaba recebendo de herança algo bem maior que bens materiais! Segundo a sinopse de O Muiraquitã Encantado, encontraremos nesta obra muita magia, história, lendas e mitos nacionais... estou curiosa para ler, parece muito bom!




Essa indicação vem direto do túnel do tempo; a série A Inspetora, de Ganymedes José (escrito sob o pseudônimo Santos de Oliveira) é uma série bem antiga, mas que também fez parte de minha infância, e que tenho muita vontade de reler no futuro! Um livro em particular me veio à mente quando comecei este post, "A Inspetora e a Mula-Sem-Cabeça", de 1974... mas, pelo que me lembre, muitas outras lendas nacionais eram abordadas na série, nem que seja através de pequenos diálogos durante a trama! Esta série eu também adoraria recomendar, mas infelizmente os livros são um tanto quanto raros... tem obras da série que chegam a custar R$100,00 em sites como Estante Virtual, e outros que raramente são encontrados, afinal! Torço para que um dia alguma editora faça uma nova edição das obras, que são excelentes... não custa sonhar, não é verdade? ;-)

Bom gente, por hoje é só... espero que tenham gostado das recomendações! E vocês, já leram algum dessa lista? O que acharam? Conhecem mais algum livro com este tema? Não deixem de comentar, e me passar mais indicações de bons livros com o Folclore Brasileiro... vamos fazer nossa cultura ser mais popular por aqui! \o/

7 comentários:

  1. Oi Paty, tudo bem?

    Obrigada pelo comentário na minha resenha lá no LeS :)

    Adorei seu post sobre folclore brasileiro! Temos tantas histórias legais e autores incríveis que merecem essa divulgação <3

    Quero mto ler a série do Felipe Castilho!

    bjs!

    Bru Fernández
    www.livrosemserie.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paty! Tudo bem?
    Tão bom ver que alguns autores não esqueceram da nossa cultura.
    Alguns desses livros eu não conhecia, mas sou doido pra ler os livros d'O legado Folclórico e me interessei pelo O Oitavo Vilarejo. Parecem ser livros que meus alunos iriam gostar!

    Abraços,
    Paulo
    Fun's Hunter

    ResponderExcluir
  3. No noto da lista está o TIBOR LOBATO. O do sítio eu tinha quando era criança, mas nem sei onde foi parar.

    Adorei a lista!!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Desses eu só li alguns livros do sítio (minha infância) e são muito bons!

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Paty, tudo bem?
    Adorei o post! É tão bom quando vemos que nossa Cultura está sendo valorizada, alguns livros ainda não conhecia, más quero muito ler a série do Felipe Castilho!
    Adorei o blog...seguindo ♡
    Beijocas; *

    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty,
    Adorei a ideia. Alguns livros eu desconhecia e estou curiosa para lê-los.
    Parabéns!!!
    Abçs,
    Anna Rita

    ResponderExcluir
  7. Olá Paty, tudo bem?

    Gostei demais do post, gosto de livro assim e alguns que citou eu não conhecia, vou anotar a dica....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!