segunda-feira, 30 de maio de 2016

O Muiraquitã Encantado (Sazabel e o Kinteto #1), de Anna Magagnin

Série Sazabel e o Kinteto Vol.1 - O Muiraquitã Encantado - Anna Magagnin
Editora: Scortecci
Ano: 2012
Páginas: 230
 Oi pessoal! Hoje venho indicar mais um livro nacional, desta vez de aventura infanto-juvenil: O Muiraquitã Encantado, de Anna Magagnin! Ambientado na Floresta Amazônica, com muitas das nossas lendas e folclores, e com uma "pegada" à lá Harry Potter, este livro é um prato cheio para quem gosta de obras mais leves e que tratam de magia... como é o meu caso, que li e adorei!!!

Após o misterioso desaparecimento de sua mãe, Sazabel vivia uma vida chata e desinteressante, sob o jugo de sua rigorosa avó paterna, D. Flô. Porém, em seu aniversário de 12 anos, sua vida muda completamente, com a chegada de 5 animais mágicos à sua casa... após muitas confusões, Sazabel finalmente descobre a existência dos magos de Novavalon, uma cidade mágica escondida no meio da Floresta Amazônica, e que sua avó materna vive lá também; mais ainda, descobre que ela está a sua espera, para que a neta finalmente possa iniciar sua educação mágica! Em sua nova jornada, Sazabel vai conhecer novos amigos, aprender muito sobre a magia e seus mistérios, e envolver-se em uma trama perigosa que pode trazer consequências a todo o mundo... será que a garota terá força e coragem suficientes para superar os obstáculos que esta nova vida lhe trará?

Os personagens do primeiro livro da série Sazabel e o Kinteto são bem expressivos, cada qual com sua importância na trama e com personalidades bem definidas. Além da protagonista - que apesar de jovem e inexperiente é uma pessoa bem forte e determinada -, se destacam principalmente seus melhores amigos, Tabada e Tobi, e todos os animagos do Kinteto (principalmente o André e o Bumba, que são o alívio cômico da obra, além de serem amigos super leais)... só senti falta de um pouco mais de profundidade na caracterização dos personagens, já que todos foram abordados de forma bem rasa... mas, como é apenas o primeiro volume de uma série, creio que cada um será melhor desenvolvido no futuro!

Anna Magagnin criou uma história leve, divertida e super criativa, capaz de realmente cativar o leitor, e que acaba remetendo muito ao primeiro volume da série Harry Potter; vi muitas semelhanças entre as duas obras mas, sinceramente, não consegui encontrar problema algum nisso... de fato, eu já estava com saudades deste clima mágico das obras de J. K. Rowling, e vê-lo de volta com uma heroína tipicamente brasileira é muito legal! Mas não pensem que O Muiraquitã Encantado é uma cópia de Harry Potter, ok? As semelhanças são superficiais (um protagonista antagonizado pelos parentes, a descoberta de uma escola de magia, um esporte mágico super radical, um diretor meio "doidinho", mas muito respeitado, e por aí vai), mas a trama da menina Sazabel e seus amigos é bem original, e repleta de reviravoltas! A leitura também é bem fluida, e relativamente curta (tem 230 páginas), então, a obra pode ser devorada em pouquíssimo tempo... o único porém que encontrei na história foi a falta de alguns detalhes que talvez acrescentariam mais à trama (como a origem do Kinteto, por exemplo, e um pouco mais sobre o Muiraquitã Encantado); mas, como no caso da apresentação dos personagens, acredito que tudo será melhor explicado no futuro!

Com relação ao livro em si, a obra não é daquelas que já chame a atenção pela capa; achei a ilustração da mesma bonita, mas o restante não chega a se destacar na estante... isso é uma pena, pois os leitores podem acabar não se sentindo interessados em comprar a obra, e acabarão perdendo uma ótima história! Por dentro, o livro é muito satisfatório, com uma excelente revisão do texto, uma fonte limpa e letras em um bom tamanho para a leitura; as folhas são brancas, mas não atrapalham em nada a fluidez da leitura, e a obra possui belas (embora poucas) ilustrações... enfim, um livro bem feito, e com uma trama que vale a pena conhecer! Recomendo com certeza a leitura do primeiro volume de Sazabel e o Kinteto, e aguardo ansiosa pelo segundo volume da série... quero saber mais sobre esta história tão interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!