quarta-feira, 4 de maio de 2016

Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra, de Sergio Rossoni

Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra - Sergio Rossoni
Editora: Chiado
Ano: 2015
Páginas: 383
Sinopse
Olá pessoal! Desculpem o sumiço (isso anda virando rotina por aqui ultimamente, né?)... hoje finalmente tirei um tempinho para atualizar o blog, e para trazer para vocês a resenha de mais um livro nacional: Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra, de Sergio Rossoni! Logo que ouvi falar deste livro já me interessei (afinal, um livro de fantasia, nacional e com um gato como protagonista? Tô dentro!) e, agora que consegui finalmente lê-lo, posso dizer que é uma leitura bem interessante, com um mistério que prende a atenção, em um ambiente meio steampunk e com personagens bem diferentes do usual... vale a pena conhecer!

Tudo começa quando o camundongo Karpof Mundongovich, agente imperial da Rudânia, é encontrado morto em um porto. Antes de morrer, porém, o agente conseguiu produzir uma série de pistas, que podem levar a uma conspiração capaz de colocar em risco a dinastia Romromanovich... Birman Flint, um jovem repórter investigativo, é chamado para ajudar neste caso; junto ao detetive Gallileu Ponterroaux e de seu fiel assistente Bazzou, Birman parte para a Moscóvia para investigar o caso mais a fundo, e acabará envolvido em uma trama de conspirações, violência, seitas obscuras e objetos lendários; será que nosso repórter conseguirá encontrar uma resposta para todo este mistério?

A ambientalização da história - em um estilo meio noir, meio steampunk - , junto ao fato de os habitantes dessa realidade paralela serem animais, e não seres humanos, fazem com que o primeiro livro dessa série seja bem diferente da maioria das obras que já li; todos os lugares visitados pelos protagonistas são muito bem descritos, o que faz com que você praticamente consiga visualizá-los em sua mente... e que lugares incríveis! Adorei principalmente o castelo do Czar, com todas as suas maravilhas, e a vigem de dirigível feita por Birman e Bazzou... ficou tudo incrível! Mas, para ser possível este nível de detalhamento, a narrativa da obra como um todo acabou se tornando um pouco lenta; então, leitores acostumados a uma narrativa mais dinâmica podem acabar se sentindo incomodados com o ritmo da narrativa deste livro! Eu confesso que tive um pouco de dificuldade em me manter focada na história, já que estou mais acostumada com livros juvenis e de narrativa bem mais simplificada... mas, com o tempo, dá para se acostumar com o ritmo e aproveitar bem a história!

Com relação à trama, Sergio Rossoni foi capaz de criar um suspense investigativo de primeira, com uma história intrincada, interessante e repleta de mistérios... todas as pistas, evidências e linhas de raciocínio encontradas pelos personagens deixam o leitor curioso sobre o mistério da morte de Mundongovich, e ainda mais ávido por descobrir os responsáveis pela conspiração contra o Czar Gatus Ronromanovich! Além disso, o mistério da Pérola Negra é igualmente intrigante, e rende muita especulação; foi muito interessante ir acompanhando as descobertas de Birman Flint e seus amigos, e aos poucos ver todo este mistério sendo desvendado! Só fiquei um pouco chateada pelo final ser um tanto quanto "aberto", sem concluir realmente a história do livro; pensei que ao menos o mistério abordado seria totalmente resolvido, com alguma ponta solta deixada para o próximo volume... mas, como não foi, agora aguardo ansiosa pela continuação!

Enfim, finalizo minha resenha dizendo que Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra é um livro nacional muito bom de ler, ambientalizado em locais de cair o queixo, e com uma boa dose de investigação policial; vale a pena conhecer! Só peço que comecem a leitura já sabendo que a narrativa é bastante descritiva, e que o final não é totalmente fechado... assim, as chances de se decepcionar serão bem menores!

Um comentário:

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!