quarta-feira, 8 de julho de 2015

Jurassic Park

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Primeiro, antes que venham me corrigir: não, não estou falando de Jurassic World; é do Jurassic Park que estou falando mesmo, aquele, de 1993... por qual motivo? Simples: até este final de semana, ainda não tinha assistido ao dito cujo! E tudo isso por conta de minha mãe, que não me deixou assistir à época porque era "muito violento"... o tempo passou, recentemente saiu o Jurassic World, e finalmente resolvi que era hora de conhecer esse clássico dos Cinemas! E, apesar de ter achado o enredo um pouco fraquinho, não dá pra negar que os efeitos visuais - pelo menos à época do lançamento - do filme são bem impressionantes...



Como a maioria das pessoas já assistiu Jurassic Park, não vou explicar nada da história; os poucos que não viram, podem conferir a sinopse que deixei acima... o filme é uma adaptação do livro homônimo de  Michael Crichton e, pelo que li a respeito, os direitos foram comprados ainda antes de o livro ficar pronto; uma decisão acertada, depois do sucesso de bilheteria que foi o filme! O elenco é de boa qualidade (Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Ariana Richards, Joseph Mazzello, Samuel L. Jackson e Bob Peck), a trama é razoável (meio sucinta demais, mas compreensível pelo esforço que fizeram com as animações e a parte de ação em si), os efeitos sonoros são eletrizantes e o visual é de arrasar... e, ao contrário do que minha mãe pensava, não é lá tão assustador assim! :P Afinal, o filme teve classificação 10 anos, e pode ser considerado uma aventura bem família... 


Uma coisa que achei muito interessante neste filme foi a atuação dos atores mirins: vi muitos filmes da época com atores sofríveis, com uma atuação bem artificial e que simplesmente pareciam deslocados na história... isso não aconteceu com Ariana Richards e Joseph Mazzello, que conseguiram com maestria dar vida aos jovens Lex e Tim! A atuação deles é muito boa, principalmente nas cenas de perseguição... gostei muito dos dois, e pretendo procurar mais sobre a posterior carreira de ambos!


Não dá para falar em Parque dos Dinossauros, sem mencionar os efeitos especiais: os dinossauros são absolutamente incríveis, totalmente realistas, e contracenam muito bem com os atores! Para um filme feito em 93, isso é digno de nota... afinal, já vi filmes e séries posteriores (que o diga o novo Doctor Who, em suas primeiras temporadas) com efeitos bem piores! Na verdade, a maior parte dos efeitos com os dinossauros foram feitos com animatrônica e go motion, com bem pouca CG envolvida... deve ter sido incrível trabalhar na produção desse filme, e conferir de perto estes magníficos bonecos mecanizados! Achei uns vídeos bem legais, que explicam mais dos métodos usados:






Enfim, Jurassic Park tem algumas falhas (alguns "buracos" na lógica dos acontecimentos, a falta de uma maior profundidade nos personagens, dentre outras coisinhas), mas continua sendo um clássico da época, que com certeza vale a pena assistir... eu adorei, mesmo só tendo assistido recentemente, e não vejo a hora de conferir os outros filmes da franquia! E, claro, não vejo a hora de assistir ao Chris Pratt no novíssimo Jurassic World... deve valer a pena! ;)


E vocês, quando assistiram Jurassic Park pela primeira vez? Gostaram? Não esqueçam de comentar, estou aguardando suas opiniões!!

2 comentários:

  1. Oi, Paty! Eu já assisti esse filme várias vezes... Temperatura Máxima, se não me falha a cuca... Não faz o meu tipo predileto de filme, mas é bem legal. E considerando o ano (o mesmo do meu nascimento, hahahahaha), os efeitos especiais são muito bons.
    Coincidentemente, hoje fui ao cinema e como não havia nada melhor em cartaz naquele horário, vi Jurassic World. Gostei? Sim, apesar dos clichês bobos à moda de Hollywood e a falta de grandes novidades no enredo. Achei legal as inúmeras referências aos filmes de Jurassic Park, na verdade, arrisco-me a dizer (coma probabilidade de dar com os pterodáctilos n'água) que Jurassic World é uma sequência não-oficial.

    Abraço!
    p.s.: Adorei o layout novo. Só não curti muito a navbar do Blogger... =/

    ResponderExcluir
  2. Paty, eu amei esse filme na época e se passar eu ainda assisto!! rsrsrs
    Lembro que na época eu levei uns bons sustos! Quero muito ver o novo filme!
    Quando comecei a ver o post eu achei que vc tava falando de "The Lost World: Jurassic Park" (Que por sinal eu era viciada e assisti tudo e amei e é até baseado em livro).

    Amei o blog de cara nova! *-* Me lembrou o Bazinga do Sheldon. ♥

    Beijos

    ResponderExcluir

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!