segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O Herói Perdido (Os Heróis do Olimpo #1), de Rick Riordan

Série Os Heróis do Olimpo #1 - O Herói Perdido - Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 432
Sinopse

Como sou super fã dos livros do Rick Riordan, estava louca para ler a série Os Heróis do Olimpo; afinal, adorei Percy Jackson e os Olimpianos, e fiquei louca para acompanhar mais aventuras com o pessoal do Acampamento Meio-Sangue, e ao mesmo tempo conhecer mais da mitologia Romana... depois de acabar de ler O Herói Perdido, digo a vocês que este livro é in-crí-vel! Superou totalmente minhas expectativas, de uma forma que apenas o tio Rick é capaz de fazer!

Primeiramente, devo dizer que é altamente recomendado ler a série Percy Jackson e os Olimpianos antes de ler este livro. Apesar de ser uma nova série, muita coisa que aparece em O Herói Perdido faz alusão a fatos que ocorreram em Percy Jackson e os Olimpianos, e quem não leu a série pode se sentir bastante perdido. Não digo que seja "proibido" ler uma série sem ter lido a outra, mas pode ter certeza que vocês aproveitarão bem mais as referências tendo lido os 5 volumes da série anterior... estejam avisados! ;)

Este livro traz de volta o Acampamento Meio-sangue, com alguns dos personagens mais conhecidos de Percy Jackson e os Olimpianos, como Annabeth, Quíron e Thalia. Desta vez, porém, o autor introduz alguns detalhes da mitologia Romana (que parece ser muito importante para os próximos livros), e nos apresenta novos personagens, Jason, Leo e Piper, os novos protagonistas desta série. Logo de cara notamos que Jason terá muita importância na trama, e que sua "amnésia" ainda dará o que falar. Todos os três são incógnitas, que vão se revelando no decorrer da história... logo notamos que Piper é bem mais forte do que ela mesma imagina, que Jason tem um passado perturbador e deveras importante para as missões futuras, e que por trás da máscara de infantilidade de Leo, esconde-se um verdadeiro herói! 

Todos os personagens do livro são muito bem descritos, e a forma com que a história é contada - intercalando o ponto de vista de Jason, Leo e Piper - nos ajuda mais ainda a conhecer os heróis. A diversão da trama fica com Leo e o treinador Hedge, que sabem ser engraçados e quebram a tensão nos momentos certos... e a história, de um modo geral, foi muito bem escrita, no melhor estilo do Rick Riordan: você começa a ler, e não consegue parar até chegar ao final, e então fica louco pra que chegue logo o próximo livro para continuar a leitura! A receita de sucesso dos livros do Riordan continua a mesma, com a mistura dos Deuses com os humanos, seres mitológicos nada amigáveis, e uma profecia que vaticina um grande mal que só será sanado com a ajuda dos heróis da saga. A história, porém, surpreende, com uma alta dose de criatividade e cenas de muita ação. O timing é perfeito, e os fatos vão se desenrolando aos poucos, deixando o leitor extremamente curioso com o que vem a seguir... uma bela introdução para uma série que promete!

Enfim, é um livro excelente, e tem uma história que vale a pena ser lida! Aos fãs de Rick Riordan e de Mitologia Grega (e agora também da Mitologia Romana) é leitura obrigatória; recomendo com certeza, e não vejo a hora de ler O Filho de Netuno, para saber mais sobre essa história (e descobrir o que aconteceu com o Percy! :P)!!

4 comentários:

  1. Olá Paty, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, gosto demais da escrita do autor e não vejo a hora de ler, a capa também é um espetáculo a parte e bom saber que a qualidade da escrita do autor continua encantando.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco!
      Essa série é incrível, vale a pena ler! :)
      Bjus!

      Excluir
  2. Oi Paty!!
    Então, eu li esse livro sem ler Percy Jackson e gostei MUITO! Não imaginava que seria tão atraente e que me desse aquele gostinho de "cade o próximo?!"
    Mas como você disse, se a pessoa leu a série PJ então com certeza vai se sentir mais próxima e familiarizada com esta nova série!
    Me diz, são quantos livros!? Vejo tantas publicações da Intrínseca sobre livros do Rick Riordan que acabo confundindo as coisas, achando que um é de uma série e outro de outra... sabe?
    Eu tenho aqui aquele "A pirâmide vermelha" e deve ser muito bom! Você já leu??
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh!
      Que bom que é "entendível" sem ter lido PJ! Mas, se der um tempinho, leia a série anterior... é incrível! ;-)
      A série Os Heróis do Olimpo tem 5 livros (os 3 que já resenhei no blog, mais A Casa de Hades e o Sangue do Olimpo), e uns 2 livros extras, que não são leitura obrigatória... e As Crônicas de Kane é bem legal também, embora não tenha achado tãão bom quanto as outras séries! O bom dessa é que é uma trilogia, então é rapidinho de ler... pretendo relê-los em breve, aí trago resenha aqui no blog!
      Bjus, obrigada pela visita!

      Excluir

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!