quarta-feira, 20 de maio de 2015

Museu de Ladrões (Os Defensores #1), de Lian Tanner

Série Os Defensores volume #1: Museu de Ladrões - Lian Tanner
Editora: Farol Literário
Ano: 2012
Páginas: 314
Sinopse
(repostado do blog Mágica Literária)

Muitos dizem que não se deve julgar um livro pela capa, que um livro com capa linda pode ter um texto horroroso e vice-versa... mas este, com certeza, NÃO é o caso de Museu de Ladrões! Este livro é uma combinação perfeita de capa linda e texto maravilhoso, que certamente me conquistou, e me deixou ansiosa pra ler mais sobre esta série!

Na cidade de Jewel, as crianças são protegidas de uma forma bem peculiar: desde que começam a caminhar, todas devem ser presas com uma corrente de prata a seus pais ou aos Guardiões Abençoados, em todos os momentos do dia e da noite, pra não correrem o risco de pegar alguma doença, machucarem-se de alguma forma ou serem pegas pelos mercadores de escravos... apenas aos 12 anos de idade dá-se a Cerimônia de Separação, onde os jovens finalmente podem se ver livres de suas correntes. Goldie Roth está completando 12 anos, e mal pode esperar para finalmente se ver livre de suas amarras... porém, quando sua cerimônia é cancelada, o desespero toma conta de sua alma e a garota dá um jeito de fugir! Sem ter pra onde ir, e sendo procurada pelos cruéis Guardiões Abençoados, Goldie acaba sendo conduzida ao Museu de Dunt, um lugar antigo, assustador e com grandes segredos, que podem destruir toda a cidade se fora de controle... lá, ela conhece os Defensores do Museu - Sinew, Herro Dan, Olga Ciavolga e o jovem Toadspit - e, com eles, aprenderá sobre importantes segredos do lugar, descobrindo que deverá se tornar uma Defensora para poder tentar salvar sua família - e sua cidade - da destruição iminente...

Lian Tanner conseguiu criar toda uma realidade alternativa - e até, pode-se dizer, meio "distópica" - de uma forma fácil de entender e com uma trama bem desenvolvida passando-se por ela. É fascinante aprender, aos poucos, sobre os mistérios do Museu de Dunt e seus habitantes; acompanhar os passos de Goldie, uma garota que nunca precisou tomar conta de si própria e que, agora, precisa mudar esta situação para poder se defender; descobrir mais sobre os Guardiões Abençoados, e suas pérfidas tramoias... enfim, tudo na história é fantástico, e deixa o leitor com gostinho de quero mais, louco pra conhecer mais sobre tão impressionante lugar!

Além de uma capa linda (que só não é melhor, em minha opinião, por não ter "orelhas"; isso faz com que ela pareça mais fraca, e que se curve com o tempo...), a diagramação do livro também é muito bem-feita: o texto é bem revisado, a fonte de um tamanho bom de ler, as folhas são de boa qualidade, em papel pólen, e as ilustrações dos personagens são lindas e complementam bem a história do livro... juntamente com a história espetacular, formam um conjunto altamente recomendado! Simplesmente amei Museu de Ladrões, é um livro que realmente valeu a pena ler! Vou aguardar ansiosa por sua continuação, que promete ter uma história bem interessante... ;)

Nota: *****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!