quarta-feira, 3 de junho de 2015

As Crianças Trocadas (A Guerra dos Fae #1), de Elle Casey

Série A Guerra dos Fae volume #1 - As Crianças Trocadas - Elle Casey
Editora: Geração Editorial
Ano: 2013
Páginas: 288
Sinopse
(repostado do blog Mágica Literária)

Existem livros capazes de te prender da primeira à última página; existem, também, aqueles que não te conquistam à primeira vista mas que, se você persistir na leitura, acabam te proporcionando bons momentos... esta foi a sensação que tive com As Crianças Trocadas, de Elle Casey! Com uma protagonista inicialmente irritante (e muuito boca suja) e um começo um pouco mirabolante demais, quase desisti da leitura deste livro... mas resolvi continuar, apesar de tudo, e acabei encontrando uma história bem legal, que vale a pena ler!

Jayne é uma adolescente rebelde, desbocada e que sente não se encaixar em lugar algum. Quando resolve fugir de casa, na companhia de seu melhor amigo Tony, acaba indo para Miami, onde encontra um grupo de jovens na mesma situação que eles. Lá, ficam sabendo de uma estranha organização, que paga uma boa quantia em dinheiro para o que parece ser um "estudo de aptidão física", e resolvem participar do tal experimento... o que eles não imaginavam é que seriam sedados, sequestrados e jogados em uma floresta sinistra, repleta de seres estranhos e perigosos, com a única meta de permanecerem vivos até o final do percurso! Lá, Jayne descobrirá um pouco mais sobre os outros garotos que encontraram em Miami, e acabará percebendo que tem poderes especiais, que ela jamais imaginara existir! E agora, será que Jayne e Tony conseguirão sobreviver a esta provação? E o que serão os seres sinistros que habitam esta estranha floresta?

Como eu disse no primeiro parágrafo, não gostei do início deste livro: pra começar, detesto palavrões, e a protagonista é a personagem com a boca mais suja que já conheci... Além disso, os acontecimentos do início do livro pareceram inverossímeis demais pro meu gosto: um exemplo é o tal "experimento", que tá na cara que é uma roubada, mas que mesmo assim é prontamente aceito pelo grupo de jovens... tem outras coisas também que me incomodaram um pouco neste estágio inicial da trama, mas que não posso contar aqui pra não prejudicar quem ainda não leu o livro; mas, enfim, já estava de saco cheio da história, quando eles finalmente chegam à tal floresta recheada de seres sobrenaturais. E é aí que a história dá uma guinada, e não te deixa mais desgrudar de suas páginas! A autora foi muito criativa na escolha das tais criaturas e dos perigos que os jovens passam, conduzindo uma aventura frenética e recheada de reviravoltas, que realmente prende o leitor! Até Jayne melhora nesta segunda parte do livro, deixando de ser uma adolescente desbocada e pé-no-saco pra se tornar uma verdadeira líder...

Um ponto positivo que encontrei em As Crianças Trocadas são os personagens: cada qual tem uma personalidade bem distinta, e parecem ter muito o que acrescentar à série no futuro... destaque para Tony, o melhor amigo nerd e fofo que todos queriam ter, e Chase, que acaba se mostrando muito mais do que aparenta no decorrer da aventura! Há um pouco de romance na trama também (e alguns pensamentos bem indecorosos da Jayne, diga-se de passagem) mas, ao contrário do que muitos possam pensar, não tem nada a ver com Tony... aliás, este foi outro ponto que gostei deste livro: ele foge do estereótipo do amigo-na-friendzone-que-acaba-fazendo-a-mocinha-se-apaixonar-por-ele, que parece tão em alta ultimamente... aliás, a amizade entre Jayne e Tony é a parte mais fofa da obra, e uma amostra de que homens e mulheres podem, sim, serem grandes amigos! Enfim, estes e outros motivos fizeram com que eu realmente gostasse da narrativa, e pudesse superar o início não tão bom assim... e, depois do cliffhanger que a autora deixou no fim dessa obra, mal posso esperar pra ler o próximo livro da série!

No quesito gráfico, As Crianças Trocadas enche os olhos: a capa é linda (opaca, com o título envernizado e uma arte maravilhosa), a diagramação cheia de detalhes, materiais de boa qualidade, folhas amareladas e uma boa tradução e revisão do texto! Enfim, o primeiro volume da série A Guerra dos Fae pode não ter sido tão bom assim, mas certamente é um início satisfatório para uma série que tem tudo pra ser um sucesso... recomendo a leitura deste livro, e peço pra que, se o início também te incomodar, não desista da leitura! O resto da história é muito boa, e realmente compensa o esforço!

Nota: ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!