quinta-feira, 11 de junho de 2015

Atrás do Espelho (Splintered #2), de A. G. Howard

Série Splintered volume #2: Atrás do Espelho - A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 400
Sinopse
Leia também: Série Splintered Vol.#1 - O Lado Mais Sombrio
Série Splintered Vol. #1.5 - A Mariposa no Espelho

ATENÇÃO! Pode conter spoilers do livro anterior, O Lado Mais Sombrio... leia por sua conta e risco!


Depois de ter adorado o primeiro volume da série Splintered, não via a hora de continuar a acompanhar a história de Alyssa, Jebediah e Morfeu... a curiosidade estava grande, para saber que rumo a história de A. G. Howard tomaria neste novo volume! Então, qual não foi a minha surpresa quando encontrei, em vez de uma sequência magnífica, um volume fraquinho, sem sal e quase que totalmente sem necessidade?! Atrás do Espelho foi um livro que me decepcionou muito... mesmo querendo muito saber o que virá a seguir, ainda me sinto abobada pela diferença que este volume teve, com relação ao primeiro!

Um ano se passou desde que Alyssa entrou pela toca do Coelho e virou rainha do País das Maravilhas, para depois abrir mão de tudo e voltar para o mundo dos mortais. Agora, Al está tentando levar uma vida normal, com seu namorado Jeb, sua mãe (que não mais está no sanatório), seu pai e seus amigos... mas o País das Maravilhas não pode ser simplesmente esquecido, e a Vermelha continua à solta, causando o caos e a destruição, e planejando sua vingança! Quando as coisas começam a fugir do controle, Morfeu invade o plano mortal, para convencer Alyssa de que seu lugar é na corte real, cuidando de seus súditos intraterrenos... quando o País das Maravilhas começa a invadir sua vida "real", Alyssa precisa encontrar um equilíbrio entre os dois lados, ou tudo o que ama será sumariamente destruído!

Uma das coisas que mais gostei em O Lado Mais Sombrio foi desenvoltura da trama; as coisas iam se desenrolando a um ritmo alucinante, e te faziam não querer largar o livro! Agora, com Atrás do Espelho, foi outra história... a Alyssa estava insuportável, super indecisa e sem nada da protagonista forte que conhecemos no livro passado; a trama principal se arrasta, você espera por um acontecimento em particular desde o início, e até a última página nada acontece; não temos nada do País das Maravilhas, apenas o mundo "real", e as chatices de uma jovem indecisa e possivelmente mimada... enfim, mais parecia um draminha adolescente, com o constante mimimi da Alyssa sobre contar ou não a verdade para o Jeb, sobre seus sentimentos mal resolvidos pelo Morfeu, sobre sua insistência de não voltar para o País das Maravilhas... e, o que achei o mais chato de todos, todo o drama da festa de formatura! Sério, depois deste livro, larguei de mão dos livros YA americanos por um tempo... não aguento mais ler sobre bailes de formatura, mocinhas desajustadas sofrendo nas mãos da popular da escola, e essas coisas clichês todas! Infelizmente, Atrás do Espelho tem muito disso, o que contribuiu para que a história se arrastasse demais... quase desisti de lê-lo em alguns momentos, e olha que eu raramente chego a esse ponto!

Claro, nem tudo foi horrível: tivemos um desenvolvimento um pouco maior do Morfeu (embora ainda assim eu o ache egoísta demais para meu gosto; não consegui me encantar por ele, mesmo tendo me desiludido um pouco com as ações do Jeb!); ficamos sabendo mais sobre o passado da mãe e do pai da Al, e temos um final que deixa o leitor ávido pela continuação... ao menos de cliffhangers a autora entende muito bem, pois aquele final é de arrasar! Mesmo com toda a enrolação deste livro (que, para mim, poderia ser condensado em menos de 50 páginas, e servir de introdução para o próximo volume, sem perdas para a história), posso dizer que fiquei louca pela continuação... não tem como querer abandonar a série depois de tudo o que aconteceu! Uma pena, mesmo, que o restante do livro não seguiu os passos das páginas finais... se tudo fosse como os capítulos finais, teríamos mais uma obra 5 estrelas! Assim, só restou o gostinho amargo da decepção, e a torcida para que o final da trilogia Splintered seja bem melhor do que seu antecessor... afinal, para mim, Atrás do Espelho não foi nada do que eu esperava!

Nota: **

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!