sexta-feira, 12 de junho de 2015

Amanhã, Quando a Guerra Começou (Amanhã #1), de John Marsden

Série Amanhã volume #1: Amanhã, Quando a Guerra Começou - John Marsden
Editora: Fundamento
Ano: 2008
Páginas: 256
Sinopse
(repostado do blog Mágica Literária)

Este livro é muito diferente das séries de ficção que vinha lendo até então. Primeiro, porque não há nada sobrenatural na história da série. Segundo, porque nunca antes eu havia lido algo sobre o principal tema deste livro: a guerra.

Em "Amanhã, quando a Guerra começou", vemos um grupo de 8 amigos que se vêem, após alguns dias isolados em um acampamento, em meio a uma guerra, com familiares e conhecidos aprisionados ou desaparecidos e soldados inimigos sitiando toda a cidade. Estes adolescentes precisam encontrar forças e ter muita coragem para enfrentar todo o sofrimento que uma guerra pode trazer, principalmente ao se rebelar contra ela.


A história é fascinante, além de nos fazer pensar muito em como se sentem as pessoas que, de repente, vêem sua cidade, suas casas e todos seus entes queridos sendo ameaçados por uma guerra. O modo que John Marsden descreve as situações vividas pelos amigos é muito envolvente, e a narrativa de Ellie, uma das adolescentes do grupo, faz com que você se sinta vivendo com eles as aventuras na cidade sitiada.

"Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que eu tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com nossa história. Todos nós tivemos de reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz a diferença."

Além de toda a questão da invasão e a luta de Ellie, Lee, Homer, Fi, Corrie, Kevin, Robyn e Chris pela sobrevivência, temos todos os conflitos internos destes personagens bem diferentes uns dos outros, os romances, as reações de cada um perante as situações enfrentadas, os momentos de coragem, de fraqueza, as alegrias e tristezas vividas em um período tão conturbado em suas vidas. Você vê cada um dos jovens guerreiros crescerem no decorrer da jornada, tornando-se cada vez mais seguros de si e conscientes do papel que devem desempenhar nesta guerra.

Vale lembrar que já há um filme baseado neste primeiro volume da série, de mesmo nome, que já vi e achei muito bom! É um dos primeiros filmes adaptados de livros que vi que foi quase 100% fiel ao livro, você não encontra partes importantes faltando ou cenas acrescentadas que nunca apareceram na história original, além de ser um complemento muito bom para ajudar a imaginar cenários e personagens do livro.

Achei toda a história excelente, e o final deste volume é muito bom, embora um tanto triste. Realmente espero que os próximos livros da série sejam tão bons (ou melhores) que este. Adorei cada aspecto deste livro, e estou muito ansiosa pra ler o próximo!! 

Nota: *****

Um comentário:

  1. Olá Paty,

    Como mencionei na resenha do segundo livro a qual fiquei super curioso, quero muito ler essa série, para quem gosta do gênero que nem eu não pode perder...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!